


Principais
pelo
Projetos coordenados
GEPAMEC
2024 - Atual
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL, PORTUGAL E FRANÇA: ATENÇÕES PARA O CURRÍCULO PRESCRITO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, METODOLOGIAS E ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS (CNPq 441889/2023-9)
Descrição: Esse projeto de pós-doutorado no exterior (Faixa 2) está dividido em duas partes. A primeira, a partir de uma cooperação internacional com a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) em Portugal e com o Grupo TECHNÉ - Technologies Numériques pour l'Éducation do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Digitais para a Educação da Universidade de Poitiers (França) buscará alcançar os seguintes objetivos: 1) Caracterizar o currículo prescrito português e francês, visando direcionar a atenção para possíveis contribuições ao desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, a partir da lente do discurso pedagógico de Basil Bernstein; 2) Evidenciar novas Práticas Educativas e suas Metodologias e Abordagens de Ensino de Ciências (MADECs), no contexto português e francês, possíveis de serem desenvolvidos na educação básica do Brasil; 3) Evidenciar a cultura tecnológica (digital, social e educacional), no contexto português e francês, possíveis de serem desenvolvidos na educação básica do Brasil; 4) Caracterizar os principais elementos da Alfabetização Científica e Tecnológica que caracterizam as Práticas Educativas e suas MADECs no contexto português e francês; 5) Caracterizar os elementos constitutivos do currículo, das MADECs e das Práticas Educativas a partir das dimensões sociológicas de um contexto pedagógico específico de Basil Bernstein. A segunda parte do projeto (24 meses) consiste na aplicação dos resultados coletados e analisados durante o pós-doutorado no contexto brasileiro, com o apoio da Superintendência Regional de Educação de Diamantina SER/Diamantina, responsável pelas escolas públicas, com vulnerabilidades socioeconômicas, no Alto Jequitinhonha em Minas Gerais. Será proposta uma relação crítica entre os currículos português, francês e brasileiro, considerando o discurso pedagógico de Basil Bernstein e desenvolvidas atividades, a partir da identificação de metodologias e abordagens de ensino de Ciências com o uso de Tecnologias Digitais e Sociais nas escolas do Alto Jequitinhonha (MG)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Geraldo Wellington Rocha Fernandes - Coordenador / António Mendes Rodrigues - Integrante / Danilo Lopes Santos - Integrante / Luciana Resende Allain - Integrante / Deisiene Gonçala Guedes de Matos - Integrante / IURY HENRIQUE FERNANDES - Integrante / JULIANA ALVES TORRES GOMES - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2022 - Atual
A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM COMUNIDADES E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ALTO JEQUITINHONHA (MG) A PARTIR DAS METODOLOGIAS E ABORDAEGENS DIFERENCIADAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (Universal 2021 - Processo CNPq 408143/2021-5)
Descrição: Este projeto é composto por três Grupos de Pesquisa (GP) da UFVJM: o Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências - GPAMEC, o Grupo de Estudos em Teoria Ator-Rede e Educação - GETARE e o Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura - GEPP. Este projeto tem como objetivos: 1) Compreender como as ações e propostas dos GP podem contribuir para a Alfabetização Científica e Tecnológica de crianças, jovens e professores de Ciências da Natureza da educação básica, nas escolas e comunidades do Alto Jequitinhonha em Minas Gerais; e 2) Analisar como as crianças, jovens e professores compreendem essas ações e propostas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Geraldo Wellington Rocha Fernandes - Coordenador / Luciana Resende Allain - Integrante / MAÍRA FIGUEIREDO GOULART - Integrante / ANGELICA OLIVEIRA DE ARAUJO - Integrante / LUANA PEREIRA LEITE SCHETINO - Integrante / Alessandra Lopes Calvão - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2019 - Atual
Análise das proposições curriculares e metodológicas de grupos de pesquisa em ensino de Ciências para a melhoria da educação básica e ensino superior na região do Vale do Jequitinhonha-MG (Universal FAPEMIG - 2018 - Processo APQ-00041-18)
Descrição: Este projeto pactua com diferentes Grupos de Pesquisa (GP), Mestrados Profissionais e entidades (Núcleo de Integração Educacional - NIED, Superintendência Regional de Ensino - SRE de Diamantina, Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD da UFVJM) para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências no Vale do Jequitinhonha-MG. Assim, este projeto tem como objetivo: 1) Caracterizar as articulações desenvolvidas por diferentes GP para a elaboração e desenvolvimento de propostas curriculares e metodológicas de ensino de Ciências; 2) Caracterizar a compreensão dos professores da educação básica, do ensino superior e licenciandos de Ciências sobre as propostas curriculares e metodológicas elaboradas e desenvolvidas pelos GP; 3) Caracterizar como as propostas curriculares e metodológicas dos GP são desenvolvidas nas aulas de Ciências da educação básica e ensino superior. Para isso, grupos parceiros de 06 IES irão fornecer formação continuada em forma de módulos (4h presenciais e 16h a distância pelo Moodle) com diferentes temáticas: Situação de Estudo, Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, Ensino de Ciências por Investigação, Investigação Temática etc. Os sujeitos participantes, além dos GP, serão licenciandos e professores da UFVJM e, principalmente, professores da educação básica do Vale do Jequitinhonha e que serão convidados pelo NIED. Os dados, de natureza qualitativa serão provenientes de: a) Videogravação; b) Textos produzidos; c) Narrativas; e d) Entrevistas semi-estruturadas. Os dados serão analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que este projeto possa fornecer subsídios para que os atuais e futuros professores desenvolvam um EC de qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Geraldo Wellington Rocha Fernandes - Coordenador / Elisa Prestes Massena - Integrante / Nilma Soares da Silva - Integrante / Viviane Briccia - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Integrante / Marcelo Lambach - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro - Integrante / Luciano Soares Pedroso - Integrante / Luciana Resende Allain - Integrante / FÁBIO AUGUSTO RODRIGUES E SILVA - Integrante / MAÍRA FIGUEIREDO GOULART - Integrante / Nádia Maria Jorge Medeiros Silva - Integrante / ANGELICA OLIVEIRA DE ARAUJO - Integrante / LUANA PEREIRA LEITE SCHETINO - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2019 - 2022
AÇÕES DE INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ALTO JEQUITINHONHA BASEADAS NO LETRAMENTO CIENTÍFICO E NAS METODOLOGIAS E ABORDAGENS DIFERENCIADAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (Programa Ciência na Escola - Processo CNPq 440230/2019-5)
Descrição: O projeto buscará desenvolver ações de intervenções e construção de mecanismos que possibilitem aproximação permanente entre os Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, pós-graduação da UFVJM e as escolas públicas do Alto Jequitinhonha (MG), por meio de atividades que promovam compartilhamento de conhecimentos (formação inicial e continuada de professores da educação básica, assessoria didático-científica, mentoria, por exemplo) e de infraestrutura (laboratórios, bibliotecas, espaços científico-culturais, entre outros), de modo a garantir a continuidade da parceria após o fim do prazo de vigência dos projetos. Neste sentido, os objetivos centrais para o desenvolvimento deste projeto são: 1) Executar intervenções em escolas públicas para implementação de ações inovadoras relacionadas ao ensino de Ciências na educação básica. 2) Promover ações de formação contínua através de seminários e oficinas de ensino de Ciências junto aos professores e estudantes da educação básica, que serão desenvolvidas por professores, pós-graduandos do PPGECMaT e estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e áreas afins. 3) Elaborar produtos que norteiem e possam ser aplicados no aprimoramento da qualidade do ensino de Ciências das escolas públicas do Alto Jequitinhonha. 4) Elaborar materiais didáticos, a partir dos referenciais teóricos de diferentes Metodologias e Abordagens Diferenciadas em ensino de Ciências (MADEC?s) e aplicar nas escolas de educação básica. 5) Fazer uso do lúdico, desenvolver experimentos, oficinas, projetos museográficos para despertar o interesse dos estudantes durante as aulas e/ou oficinas e complementar os ensinamentos da sala de aula de forma a tornar a aprendizagem mais significativa. Dentre os objetivos principais apontados neste projeto, estão também o fortalecimento da inter-relação entre as áreas de Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Ensino de Geociências e Educação Tecnológica com a Educação Básica. Compreendemos que além de promover o desenvolvimento de um pensamento crítico direcionado para os desafios existentes na área educacional, é importante o entendimento da problemática educacional brasileira, e em específico, da Educação Científica e Tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Geraldo Wellington Rocha Fernandes - Coordenador / Elisa Prestes Massena - Integrante / Nilma Soares da Silva - Integrante / Marcelo Lambach - Integrante / Luciana Rezende Allain - Integrante / Helen Rose de Castro Silva Andrade - Integrante / MAÍRA FIGUEIREDO GOULART - Integrante / ALINE DE SOUZA JANERINE - Integrante / ANGELICA OLIVEIRA DE ARAUJO - Integrante / LUANA PEREIRA LEITE SCHETINO - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.